jusbrasil.com.br
19 de Agosto de 2022

Quais as melhores formas de se contratar um advogado correspondente?

Tomaz Chaves, Advogado
Publicado por Tomaz Chaves
há 6 anos

Quais as melhores formas de se contratar um advogado correspondente

Utilizar os serviços de um advogado correspondente tem diversas vantagens, dentre elas: a construção de networks, o acesso a um serviço profissional e os custos reduzidos. Contudo, é bem comum que a seguinte dúvida apareça: qual a melhor forma de se encontrar um advogado correspondente para realizar a diligência?

Para responder a essa questão, separamos as 4 principais formas de se contratar um advogado correspondente. Confira!

Por indicação

Com as vedações feitas pelo código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) à publicidade e propaganda (que atualmente estão sendo revistas em razão do marketing digital jurídico), a indicação tem sido a principal maneira de um advogado ganhar notoriedade e ser contratado.

Recorrer a um profissional indicado por terceiros tem alguns benefícios, pode-se contratar, por exemplo, um advogado correspondente já conhecido de quem o indicou ou um que tenha renome num campo de atuação específico. Com isso, tem-se maior conhecimento sobre a contratação e, por conseguinte, maior confiança no contratado.

No entanto, além de ser mais requisitado, tendo assim menos disponibilidade, um advogado correspondente indicado provavelmente já trabalha na área há bastante tempo e, pela sua expertise, pode representar um custo maior.

Pelos registros da OAB

Uma segunda forma de se contratar um advogado correspondente é procurar, através dos registros da OAB, os profissionais que atuam na seccional da região. A OAB mantém disponível esse registro, tanto de advogados como de escritórios. Assim, é possível ter acesso a uma grande quantidade de prováveis correspondentes.

A vantagem está no número de possibilidades. Em caso de urgência, é possível ter mais de uma opção. A desvantagem é que nem todos os advogados cadastrados atuam como correspondentes, não possuindo, desse modo, a expertise necessária para tanto.

Pela internet

O uso da internet para procurar advogados está muito disseminado. Inclusive, nas últimas pesquisas feitas pela OAB, notou-se que a maioria das contratações têm ocorrido através de buscas no Google por serviços jurídicos. Isso salienta a necessidade de um advogado correspondente ter presença online, tornando mais fácil localizá-lo por uma simples pesquisa na rede.

Procurar um advogado correspondente na internet permite ter acesso a um número razoável de opções. No entanto, seja por um número de telefone desatualizado, um e-mail antigo que ou mesmo porque o correspondente não é mais atuante, nem sempre as tentativas de contato dão certo e isso acaba consumindo um tempo precioso.

Pelos sites especializados

Como um desdobramento da internet, os sites especializados em intermediar a relação entre o cliente e o advogado correspondente são outra valiosa opção na hora de contratar, porque possuem uma base de dados atualizada com um grande número de correspondentes disponíveis na região.

Esse tipo de serviço garante que o profissional atue com correspondência, tenha contatos atualizados e também haja diversas possibilidades de correspondentes para a contratação e realização da diligência.

Essas são as quatro principais formas de se contratar um advogado correspondente. Conhece alguma outra? Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários abaixo ou no Facebook e no Twitter!


Fonte: blogjuriscorrespondente

Informações relacionadas

Leonardo Fischer, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como fazer um inventário extrajudicial?

João Leandro Longo, Advogado
Artigoshá 3 anos

Meu INSS: Saiba como se cadastrar e ter acesso aos seus dados previdenciários!

Tomaz Chaves, Advogado
Artigoshá 7 anos

Como contratar um advogado correspondente?

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 9 anos

Me cadastrei como Advogado Correspondente. Por que estou recebendo diligências por e-mail?

Tomaz Chaves, Advogado
Artigoshá 7 anos

O que conferir antes de contratar um advogado correspondente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)